Carregando conteúdo...
logo

09 de Mai de 2016

Redes Sociais: Uma poderosa Ferramenta de Vendas

image 1

Em tempos de crise onde cada vez mais se escuta falar sobre o aumento nos índices de desemprego e queda considerável nas vendas de produtos e serviços oferecidos por empresários e prestadores de serviços, as mídias sociais aparecem como poderosas e econômicas ferramentas de propagandas interação com os consumidores.

As redes sociais possibilitam uma interação direta e consequentemente melhores feedbacks que as empresas podem ter dos seus clientes e futuros clientes. Essa interação possibilita uma mensuração de resultados mais precisa e eficaz das campanhas e ações realizadas pelas corporações.

A presença nestas mídias atualmente é fundamental para ampliar a visibilidade das empresas e de seus produtos para o público que é cada vez mais exigente e conectado à internet.

De acordo com a empresa OP Social, desenvolvedora de um aplicativo para gerenciamento de redes sociais, 8 em cada 10 brasileiros estão conectados ao Facebook, que é a maior rede social do mundo com mais de 1,5 bilhões de usuários e que tem sido uma importante ponte entre empresas e clientes.

Através de suas contas nestas redes muitas corporações de variados segmentos e tamanhos, apresentam e divulgam os seus produtos e serviços de maneira direta aos seus consumidores, tornando assim mais amplo o trabalho de vendas.

Em muitos dos casos os produtos e serviços ofertados nas fan pages possuem links que direcionam os potenciais clientes para lojas virtuais das empresas, onde em poucos minutos eles realizam as compras dos produtos ou contratam os serviços desejados.

As ofertas divulgadas nas redes também possibilitam que os clientes se dirijam as lojas físicas das empresas com todas as informações necessárias para adquirirem o que estão em busca, o que comprova a eficácia total da propaganda nas redes sociais, pois as mesmas não limitam os clientes a apenas fazerem compras pela web, movimentando também os braços varejistas das empresas. 
 

Uma população cada vez mais conectada

A popularização do acesso a internet através dos smartphones tem sido aproximado cada vez mais as pessoas da internet. Recentemente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou dados da Pesquisa Nacional de Domicílios (PNAD), realizada em 2014 que indica que o acesso à internet via celular já superou o acesso por microcomputadores.

Levando em consideração os anos de 2013 e 2014 o acesso à internet por celulares cresceu de 53,6% para 80,4%, enquanto isso o acesso a web por microcomputadores caiu de 88,4% para 76,6%.

O amplo acesso à internet via smartphones possibilitou que mais pessoas tivessem um acesso mais imediato as redes sociais. De acordo com dados de 2015 divulgados pelo site Analise Digital 76% dos smartphones no Brasil contam com o aplicativo móvel do Facebook instalado, o que deixa as pessoas cada vez mais conectadas a maior rede social do mundo.

Mão de Obra Especializada

O sucesso das campanhas e ações de uma empresa nas redes sociais na grande maioria das vezes começa a ser desenhado detalhadamente por um conjunto de profissionais das áreas de marketing, comunicação e especialistas em redes sociais, os cada vez mais importantes e populares Sociais Medias.

São eles que carregam a responsabilidade de construir todo o planejamento e a parte estratégica das campanhas. Faz parte dos serviços diários do Social Media, a missão de atualizar as páginas, fazer o monitoramento e interagir com as pessoas que comentam as postagens feitas nas fan pages.

Uma profissão nova que vem ganhando cada vez mais espaço e importância dentro de empresas e agências de comunicação que trabalham desenvolvendo conteúdos e serviços para mídias sociais, a final, postagem nas mídias sociais, todos podem fazer, mas postagens com sacadas diferenciadas é missão para profissionais, que sempre estudam e se aprimoram para realizarem trabalhos que superem as expectativas dos clientes.

Eric Gonçalves, Social Media da Red Rose Publicidade Propaganda, falou sobre os desafios que um profissional da área em que ele atua possui diariamente e afirmou que

- O desafio do profissional de social media é conhecer as necessidades do consumidor e determinar como a empresa pode supri-las. Esta necessidade pode ser um produto, serviço ou até mesmo um atendimento diferenciado. O uso empresarial das redes socais busca acima de tudo uma aproximação do consumidor com a empresa e a criação de um vínculo que resulte na venda ou na fidelização do cliente, mas para isto tudo acontecer é fundamental que o profissional da área sempre busque se qualificar e também estar atento e atualizado sobre as tendências do mercado, afirmou Eric Gonçalves.